sexta-feira, 8 de julho de 2016

SHAKESPEARE INSPIROU, MAS NÃO COMEU

Deu água na boca?
Anteriormente você já viu que pudim é uma de minhas especialidades, por isso resolvi fazer uma variação. Tudo começou num “Dia dos pais”. Querendo agradar o meu, resolvi fazer para a sobremesa do almoço especial algo que lhe agradasse. Sabendo de sua predileção por pudins, e por gostar do “Romeu e Julieta” tradicional – composto por queijo branco e goiabada – achei uma receita com essa sublime combinação. Com o tempo, fiz algumas alterações e hoje tenho minha própria versão. Antes de falar sobre isso, uma curiosidade. De onde surgiu esta sobremesa?
Falemos inicialmente sobre o nome de origem. “Romeo and Juliet”, tragédia escrita entre os anos de 1591 e 1595 por William Shakespeare – provavelmente no início da brilhante carreira do mais influente dramaturgo do mundo – fala sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo Capuletos e Montecchios, duas famílias rivais da cidade de Verona, que outrora estavam em pé de guerra.
Explicada esta parte, vamos para a associação do famigerado romance com a saborosa sobremesa. Tentei fazer uma pesquisa e não consegui determinar qual a origem deste vínculo. Alguns dizem que os búlgaros começaram a comer queijo com doce, e que a troca por goiabada – este sim, tipicamente brasileiro, surgido a partir da necessidade de conservar o fruto – acabou por ser algo natural. Já outros, dizem que sua origem se deu na época do Brasil colonial, especificamente para os lados de Minas Gerais.
Uma coisa que achei interessante, foi que em alguns lugares, vi que as pessoas associavam os dois ingredientes aos dois célebres personagens da seguinte maneira: O queijo salgado e a goiabada doce, díspares, tal qual eram as famílias rivais, tiveram em sua união algo sublime. A harmonia do salgado Romeu com a doce Julieta afrontou e derrotou o óbvio. E falando sobre a sobremesa, desta saborosa união surgiu uma variedade de doces, tortas, sorvetes e... Pudim!
Como falei, fiz algumas alterações na receita que vi originalmente. Quem já experimentou adorou e muita gente já me pediu a receita! Por isso, aqui está. Basta clicar aqui que eu te passo agora o passo-a-passo.

Forte abraço, beijo e até a próxima!  •

Nenhum comentário:

Postar um comentário